Ispa 2007
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira desistência na Obamania. Next…

Ir para baixo

Primeira desistência na Obamania. Next… Empty Primeira desistência na Obamania. Next…

Mensagem  Ricardo Duarte Qua Mar 04, 2009 5:57 pm

http://dn.sapo.pt/2009/03/02/internacional/hugo_chavez_mandou_obama_para_o_diab.html


Hugo Chávez mandou Obama "para o diabo"


HUGO COELHO
Tensão. Caracas aumenta distância de Washington
"A lua-de-mel terminou ainda antes do casal de eternos zangados ter posto o traje de cerimónia." A comparação de um diplomata americano, citado pelo Herald Tribune, descreve a actual relação entre a Venezuela de Hugo Chávez e a América de Barack Obama.

Chávez, que há meses elogiava o novo inquilino da Casa Branca, comparou este fim-de- -semana Obama ao seu antecessor, George W. Bush, depois de Washington ter acusado Caracas de ser incapaz de combater o tráfico de droga.

"Vá para o diabo, senhor Obama", disse Chávez em dialecto venezuelano, durante uma entrevista à televisão. "Depois não digam que foi Chávez que atirou a primeira pedra."

"Não quero saber o que Obama e e a sua diplomacia têm a dizer. Quero vê-los, e ao seu cinismo, longe", acrescentou o líder venezuelano depois de dizer que o novo Governo dos EUA parece andar a mando de George W. Bush.

Os ataques de Chávez surgiram um dia depois de Washington ter publicado um relatório muito crítico da acção de Caracas contra os cartéis da droga. O Departamento de Estado americano denunciou que o volume da droga traficada quintuplicou (de 55 toneladas para 275 toneladas) em cinco anos, devido à "incompetência e corrupção das forças" venezuelanas e à recusa em cooperar.

Chávez suspendeu a cooperação com a agência antidroga americana, em 2005, depois de acusar os agentes de espionagem.

Há seis meses, os dois países mandaram chamar os embaixadores nas respectivas capitais.

Sexta-feira, Chávez já tinha dado sinais de que era impossível a aproximação com os EUA. O líder venezuelano disse que não "quer saber" se se vai cruzar com Obama durante a cimeira das Américas, no próximo mês, um encontro que promete ser um virar de página nas relações entre as nações do continente.

Entretanto, o Presidente, que há uma semana conquistou, por referendo, o direito a recandidatar-se ao cargo e continuar a sua revolução bolivariana, mandou ontem as forças militares tomarem as fábricas de produção de arroz.

O Presidente acusou as empresas privadas - "os burgueses" - de conspirarem para encarecer o produto no mercado, em desfavor do "povo".

Durante uma sessão extraordinária do Parlamento, Chávez ameaçou as empresas que paralisem a produção de expropriação.

"Não tenho problema em expropriá-las", lançou. "Mas não pensem que vá pagar-lhes com dinheiro que canta. Pago-lhes com letras."|
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Mensagens : 141
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 50
Localização : Estoril

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos