Ispa 2007
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sem titulo ( porque me apetece)

2 participantes

Ir para baixo

Sem titulo ( porque me apetece) Empty Sem titulo ( porque me apetece)

Mensagem  u m ai? Qui Nov 27, 2008 7:46 am

Seja quem for que governe este país, será sempre mau. Todas e quaisquer medidas são um atentado ao trabalhador. Isto oiço no meu local de trabalho. Esta foi a discussão vespertina de hoje. E salta-me a tampa. Claro que salta. Porque não consigo calar-me quando oiço colegas meus, que criticam, se é que se pode chamar critica, enfim dizem mal de tudo e todos, num qualquer velho fado (cantiga) de escárnio e maldizer. Mas quando lhes dizemos porque não fazem alguma coisa, dizem de resposta pronta, que “ quem manda é que tem a responsabilidade”. Pois eu não acho. Acho que todos temos a nossa própria responsabilidade.
Todos temos direitos, mas também temos deveres. Esta é a parte em que todos os ódios diabólicos se voltam para mim.
Mas como gosto de “ pegar o touro pelos cornos”, não me importo. E o touro é o velho comodismo, o pequeno Calimero tuga, de tanga. É o portuguesinho, pequenino, coitadinho, pobrezinho, etc.
Depois vem o lamento, não podemos fazer nada, ninguém nos ouve, ninguém nos respeita, ninguém….
Mas quando alguém, os alerta para a inércia cómoda que se instalou neles, eles estalam, gritam esperneiam, chego a pensar que estão a recuperar algum verdadeiro espírito de luta, mas ficam na mesma, lá voltam ao “ não podemos fazer nada, eles são maus, tratam-nos mal, etc.”
Mas virar a mesa, dar dois “ gritos” ao director, dizer uma ou duas verdades, abanar o edíficio, isso não. E porquê? Por medo. Segundo dizem. E perguntamos, medo de quê? E eles respondem medo de perder o emprego. Como se neste local alguém o perdesse por falar. Se há sitio onde se pode falar, é aqui. Por isso devemos fazê-lo. Não deixo passar impune, de critica, toda e qualquer atitude de todo e qualquer dirigente, que atente contra a minha dignidade profissional. Sempre falei e sempre o farei. Aliás acho que deve fazer parte do nosso profissionalismo.
Para mim um contracto de trabalho, independente do tipo de vínculo que contenha, depois de lido e assinado por ambas as partes deve ser cumprido.
No meu, entre outras claúsulas, está o dever de lealdade. E para mim esta não é o subalternismo lambe botas, que muitos pensam. É o dever de estar atento, defender os principios subjacentes à nossa função. É criticar sempre que necessário, mas saber argumentar. Apresentar alternativas. Procurar e ajudar os outros a encontrar soluções para melhorar. E os colegas perguntam e bem, o que ganho com tudo isso? Económicamente, nada. Dores de cabeça, muitas. Ganho um pouco de crescimento pessoal, todos os dias. Mas mais do que aquilo que ganho, o importante é aquilo que não perco nem deixo que me tirem.
u m ai?
u m ai?

Mensagens : 16
Data de inscrição : 30/09/2008
Localização : tou aki

http://www.mymind4u.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sem titulo ( porque me apetece) Empty Re: Sem titulo ( porque me apetece)

Mensagem  Ricardo Duarte Qui Nov 27, 2008 1:27 pm

Muito bem! Assino por baixo, no entanto, a honestidade traz alguns dissabores. As pessoas não lidam bem com a crítica nem com a diferença. E a queixa da vidinha é o desporto nacional.

“My fellow Americans, ask not what your country can do for you, ask what you can do for your country.
John F. Kennedy”
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Mensagens : 141
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 50
Localização : Estoril

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos