Ispa 2007
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Há professores e professores... infelizmente!

+3
Valéria
Ricardo Duarte
Mononoke
7 participantes

Ir para baixo

Há professores e professores... infelizmente! Empty Há professores e professores... infelizmente!

Mensagem  Mononoke Qui Out 09, 2008 1:59 am

Não sei se alguma vez disse aqui ou na outra "casa" que sou formadora. É uma actividade que adoro, e que me permite aprender também. Os meus formandos são normalmente adultos jovens até aos 35 anos. Bem sei o quão dificil é , às vezes, lidar com uma situação numa sala de aula que pode a qualquer momento descambar num conflito ou num problema, sei porque já me aconteceu.

mas também sei que numa sala onde se aprende e se ensina, é sempre um processo de 2 vias, embora alguns professores insistam em acreditar que não, tendo por vezes a tentação de se agarrarem ao seu saber e à sua posição, esquecendo que há de facto um outro lado e que esse lado não é mesmo nada passivo.

Parece-me lamentável, que num sitio como no ISPA haja professores que não percebam esta questão fundamental. É claro que dias maus todos temos, mas não se pode aceitar que "um dia mau" e um mal entendido, muito mal entendido, com um aluno, seja levado a um extremo de paranónia e de boicote ao resto da turma.
Aconteceu de facto, eu tive muita dificuldade para acreditar no que os meus ouvidos ouviram e os meus olhos observaram nesta aula. A falta de crédito dada à palavra de um aluno, numa circunstãncia por si só muito dúbia, foi não só chocante como desagradável. Pergunto: como é que é suposto reagir um aluno de 35 anos, num curso pós laboral que paga quase 300 euros por mês, a quem acusam de ter cometido um acto que não cometeu?
A resposta fica perdida por dentro da estupefacção e da incredulidade de quem estava presente.