Show us money! - tag: politica USA -

Ir em baixo

Show us money! - tag: politica USA - Empty Show us money! - tag: politica USA -

Mensagem  Ricardo Duarte em Seg Nov 10, 2008 12:42 pm

Thomas L. Friedman no NY Times de hoje.

"To all those Europeans, Canadians, Japanese, Russians, Iranians, Chinese, Indians, Africans and Latin Americans who are e-mailing their American friends about their joy at having “America back,” now that Obama is in, I just have one thing to say: “Show me the money!”

Don’t just show me the love. Don’t just give me the smiles. Your love is fickle and, as I said, it will last about as long as the first Obama airstrike against an Al Qaeda position in Pakistan. No, no, no, show me the money. Show me that you are ready to be Obama stakeholders, not free-riders — stakeholders in what will be expensive and difficult initiatives by the Obama administration to keep the world stable and free at a time when we have fewer resources.

Examples: I understand any foreigner who objected to the U.S. invasion of Iraq and the gross mishandling of the postwar. But surely everyone in the world has an interest in helping Obama, who opposed the war, bring it to a decent and stable end, especially now that there is a chance that Iraq could emerge as the first democracy, albeit messy, in the heart of the Arab-Muslim world. Obama was against how this Iraq war started, but he is going to be held responsible for how it ends, so why don’t all our allies now offer whatever they can — money, police, aid workers, troops, diplomatic support — to increase the odds of a decent end in Iraq? Ditto Afghanistan.

The U.N. says it doesn’t want Iran to go nuclear and doesn’t want the U.S. to use force to prevent Iran from going nuclear. I agree. That’s why I want all those people in China, France, Russia, India and Germany who are smiling for Obama to go out and demand that their governments use their tremendous economic leverage with Iran to let the Iranians know that if Tehran continues to move toward a nuclear weapon, in opposition to U.N. resolutions, these countries will impose real economic sanctions. Nothing — and I mean nothing — would more help President-elect Obama to forge a diplomatic deal with Iran than having a threat of biting Chinese, Indian and E.U. economic sanctions in his holster.

President Bush, because he was so easily demonized, made being a free-rider on American power easy for everyone — and Americans paid the price. Obama will not make it so easy.

So to everyone overseas I say: thanks for your applause for our new president. I’m glad you all feel that America “is back.” If you want Obama to succeed, though, don’t just show us the love, show us the money. Show us the troops. Show us the diplomatic effort. Show us the economic partnership. Show us something more than a fresh smile. Because freedom is not free and your excuse for doing less than you could is leaving town in January."

http://www.nytimes.com/2008/11/09/opinion/09friedman.html?th&emc=th
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty ugly americans

Mensagem  joão ratão em Qua Nov 12, 2008 3:13 pm

Os Estados Unidos têm aspectos que eu admiro mais e outros que admiro menos. Este texto está na linha daquilo a que geralmente se chama o discurso dos "ugly americans".
Acho que todos nos lembramos nas vésperas da invasão do Iraque, a afirmação de que "se as UN não nos quiserem acompanhar, nós avançamos sozinhos". A isto se chama o uniteralismo que se opôe ao bilateralismo em que nós todos crescemos e que autoproclamou os USA como os polícias do mundo. Então agora que descobriram que fizeram m... porcaria, vêm pedir ao resto do mundo para a limpar???
Da ajuda que o autor reclama do resto do mundo, a ajuda diplomática é a que vejo mais viável de ser proporcionada, mas até nisso, a eleição do B. Abana constitui um trunfo fortissimo.
Acho bem que os USA tentem prevenir a bomba atómica do Irão, assim como me sentiria muito mais seguro se a Coreia do Norte não a tivesse, mas convém sempre ter em conta quem foi a única nação na história a lançar uma bomba atómica (por acaso duas) contra populações civis.
Eu entendo que o presidente eleito tem uma carga muito pesada sobre os seus ombros, talvez a mais pesada que um presidente americano recem eleito teve na sua tomada de posse, e sei que no decurso da sua governação, irá desiludir muitas pessoas, a começar talvez pelos que mais acreditaram nele (a solidão do poder). Para mim, da "wish list" que o mundo tem para lhe apresentar, se ele começar por sanear a economia caseira, talvez já seja uma grande ajuda para todos, dentro e fora dos USA.
Eu confesso que estou entre aqueles que viram na eleição do BO com uma grande dose de esperança (pelo menos como uma lufada de ar fresco), e apesar disso não me sinto obrigado a mostrar-lhes o meu dinheiro...
joão ratão
joão ratão

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty Re: Show us money! - tag: politica USA -

Mensagem  Ricardo Duarte em Qui Nov 13, 2008 12:36 pm

João a questão aqui é os europeus, do alto da sua superioridade, gostarem de estar sempre ao lado das grandes decisões do mundo. Também querem decidir. O problema é que sem dinheirinho não há bolachinhas. Nós (europeus) há muito deixámos de investir em armamento porque contamos com a ajuda americana (que foi “ligeiramente” útil nas duas guerras mundiais). Ora uma coisa te digo: muita paciência têm os americanos! Imagina se alguma vez o governo alemão ou inglês teriam paciência para indecisões americanas como há sempre na Europa (nunca ninguém se entende)… percebe que nem falo dos franceses!!! Os europeus devem muito aos americanos. E o texto é sobre isso. É sobre serem mal agradecidos. Alguns europeus até acham que deviam poder votar no BO, vê bem! A guerra do Iraque foi má? Não me parece. Tens visto noticias de lá? O povo está muito melhor do que estava, os atentados são cada vez menos e arrisca-se a ser a primeira democracia real naquela zona. Isto é obra. Outra coisa: o mandato de Bush foi assim tão mau? Qual foi a principal preocupação dele? Travar o terrorismo. E não está a conseguir? Quantos atentados têm acontecido no “nosso” mundo? Ou alguém acredita que se aqueles fanáticos pudessem não rebentavam com o maior número de sítios possíveis? As coisas não são preto e branco (não é piada para o Barak, não penses). As coisas são complexas e as 2 bombas atómicas inserem-se nesse contexto. Deixo por falar: a indecisão da Jugoslávia, do Irão, da Coreia, da Russia, da China, e outros que tal.

Uma coisa te digo: há sempre uma potência dominante, e eu, a ter de escolher uma, nunca por nunca escolheria outra que não fosse a América. Tinha medo.

Grande abraço e obrigado pelo contraditório
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty full of himself/herself

Mensagem  joão ratão em Sex Nov 14, 2008 4:31 pm

Caro Ricardo

Eu é que agradeço.
Na língua inglesa há uma expressão linda que é "full of himself/herself/themselves". Possivelmente acharás que são os europeus os que são "full of themselves", mas eu tenho dificuldade em extrair as mesmas conclusões.

Do ponto de vista moral, a discussão dos pontos de vista sobre qual é a sociedade mais meritória deixa sempre um elevado campo para a subjectividade, mas há um campo em que acho que os europeus estão à frente e os americanos apenas agora estão a iniciar a viagem.

Esse ponto é a consciência de que há apenas uma Terra, e apenas um povo, e o resto são fronteiras administrativas. Os americanos foram habituados a acreditar numa série de coisas como a "fortaleza USA", "right or wrong is America", "America 1st", "a terra dos livres", a "terra dos bravos", "the nation under God". Podes achar que estas coisas são apenas retórica, mas muuuuitos acreditam neste BST (foram levados a isto, sofrem brain wash desde que nasceram).

Este edifício de completude narcísica (aprendi esta já este ano) foi abalado da forma mais cruel possível no 11Set. A reacção do GOP (Great Old Party) foi de mais orçamento de defesa, mais bombardeamentos, mais raides aéreos e mais países invadidos. Se o Big Mac (antigo POW) tivesse ganho, acho que íamos ter a continuação desta linha, porque corresponde às convicções dele e da sua base de apoio.

A ideia que me dá é que a América passou os últimos anos no divã, e que o entusiasmo em torno do BO resulta de se crer que uma abordagem mais humanista na aproximação ao mundo não pode causar mais dano do que o que foi causado nos últimos anos. E o mundo reconhece e aplaude.
joão ratão
joão ratão

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty Show us money! - tag: politica USA -

Mensagem  Aladino em Dom Nov 16, 2008 7:44 am

Como europeu que sou, jamais me curvaria perante a America. A America é um pais que cultiva a guerra, a desigualdade, o racismo, entre outras coisas,é um pais onde um pai facilmente oferece uma arma a um filho. O presidente Bush é um louco a quem foi dado um poder que nunca deveria ter tido, e realmente acredito de BO será uma lufada de ar fresco e que ira pensar mais nos humanos do que em cultivar guerras. As guerras perpetuadas foram uma vergonha onde uma pessoa cega pela ganancia do dinheiro do petroleo enviou compatriotas para a morte e chacinou milhares de civis com erros de alvos e não so, em relação ás bombas nucleares mais tarde ficou provada a sua inexistencia, desculparam-se com erros de investigação até porque as mesmas nunca foram encontradas, humanos presos de guerra foram torturados e humilhados e no fim? a America nada ganhou para além de acordos muito lucrativos.
Fala-se de terrorismo por causa de uns fanaticos, mas esquecem aqueles que são a favor da pena de morte, esquecem que são eles quem fabrica e vende as armas, esquecem que são eles quem ensina como ter praticas de terrorismo. Com isto não digo que uns são melhores que outros, mas a realidade é que os europeus são um povo muito mais pacifico, pelo menos na europa é muito mais raro ouvirem-se noticias de jovens que entram em escolas e começam a chacinar todos os que encontram pela frente, na europa é muito mais raro ouvire-se falar de se deixar alguem morrer á porta de um hospital so porque o doente não tinha seguro de saude. A America promove a desigualdade e em nada são melhores que os Europeus.
E em relação ao facto de a America ser uma potencia economica, tem toda a razão, mas tambem o dinheiro nunca trouxe a felicidade a ninguem bem pelo contrario, é bom ter-se uma boa economia, mas para alguns uma boa economia é sinonimo de superioridade, julgam que podem comprar o resto do mundo, fica-se narcisico, e isso é que já não é la muito bom. Nunca se deve dar poder a quem muito o deseja porque regra geral essas pessoas utilizam esse poder para subjugar o proximo e quem deve ter o poder deve ser sempre alguem que seja minimamente sensato para não olhar so para a economia mas tambem para o ser humano como o igual que é, caso contrario da-se poder a pessoas que irão deixar o seu nome na historia pelas piores razões, assim como hitler, sadam hussein, bin ladden, estaline, entre outros tantos loucos da historia.
Ha e apesar de todas as tropelias que vem a acontecer no governo Portugues, nunca trocaria esta nossa pequena nação por outro pais, muito menos pela a America.
Aladino
Aladino

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty Re: Show us money! - tag: politica USA -

Mensagem  Ricardo Duarte em Seg Nov 17, 2008 12:48 pm

Excelente discussão. Temos todos opiniões diferentes, no entanto, mantendo o nível da discussão, é possível debater ideias.

Aladino: penso que as tuas ideias ideias sobre a América são resultado do anti-americanismo que se vive na Europa desde há muitos anos. Ele é visível pelas ruas, nos média, no trabalho e infelizmente (porque aqui custa-me mais) nas universidades (ISPA inclusive).

De que guerras “cultivadas” pelos americanos é que falas? (esqueces o historial bélico e colonizador da Europa e U. Sovietica?);

Que acordos lucrativos para a América consegues ver nas duas guerras mundiais? Ou na Jugoslávia? Ou até, para já, no Iraque? (imaginas quanto petróleo será preciso para pagar cada dia no Iraque?)

“…na europa é muito mais raro ouvirem-se noticias de jovens que entram em escolas e começam a chacinar todos os que encontram pela frente…” Com certeza estarás esquecido que que a ultima chacina do género foi numa escola finlandesa onde um jovem de 22 anos matou 7 estudantes. (Se calhar também culpa dos americanos…uma costela gringa ou assim)

“A America promove a desigualdade” estás muito enganado: vive-se melhor na America do que na Europa. O pib per capita é cerca de 20 % superior ao nosso. É pena mas é a mais pura verdade.

Tu falas em “Nunca se deve dar poder a quem muito o deseja porque …” e em “o dinheiro nunca trouxe a felicidade” mas sem conseguires fazer a ligação entre ambos… e é tão fácil: o poder não se dá, vem com o dinheiro. Não há uma entidade que dê poder, nem os EUA nasceram com poder. Eles são uma potência e por isso têm poder.

Convém ainda não esquecer o poder Cientifico e Tecnológico. É que ás vezes as pessoas esquecem-se desses “pormenores”. Dá uma vista de olhos pelas melhores universidades do mundo e vê quantas portuguesas estão nas 100 primeiras.

Grande abraço
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty Show us money! - tag: politica USA

Mensagem  Aladino em Qui Nov 20, 2008 5:45 am

Caro Ricardo, aceito plenamente as suas palavras mas, ja agora, gostaria de lhe deixar aqui uma pergunta:

- O jovem colega, dado a sua opinião sobre a America, nunca ponderou ir viver para lá? Sim porque dada a crise no nosso pais e a forma como o caro jovem se refere á America, provavelmente teria um futuro brilhante por la.
Até porque segundo a sua opinião, a ciencia lá é mto mais evoluida, o que é um facto.
Pena, pena é os grandes nomes da ciencia serem portugueses, e não só, mas é um facto que eles investem bastante nesta área.
Por isso, o caro amigo, deveria aproveitar para construir um futuro de destaque, há que se aproveitar enquanto se é jovem e convicto, enquanto ainda se tem a garra necessaria para se lutar pelo ideais e quem sabe mais tarde, não muito, poderia até trazer um pouco, dessa cultura cientifica evoluida, para nós que, realmente, andamos um pouco aquém das espectativas cientificas.
Aladino
Aladino

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ricardo Duarte em Qui Nov 20, 2008 12:31 pm

"pena é os grandes nomes da ciencia serem portugueses" está a ironizar não está?

Penso bastante nisso Aladino. Mas alguns factores da minha vida dificultam a saida para o estrangeiro.

Cumprimentos
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty é pá... não vás!!!

Mensagem  joão ratão em Qui Nov 20, 2008 6:45 pm

Que isto sem ti não tem graça nenhuma...
joão ratão
joão ratão

Ver perfil do usuário

Show us money! - tag: politica USA - Empty Show us money! - tag: politica USA

Mensagem  Aladino em Sex Nov 21, 2008 4:10 am

Meu caro jovem, não estou a ironizar, alguns dos melhores genios da quimica e da fisica estão ao serviço da NASA, da Robotica, da Industria Farmaceutica e mto mais áreas que nem eu sei bem quais, de vez em quando um português, sozinho ou em equipe, é distinguido pelos seus feitos infelizmente no nosso pais não essas pessoas não teriam futuro, ou pelo menos nunca seria tão promissor. Mas que os há, sem duvida alguma que há e não são poucos. Tenho tv cabo e já ví algumas reportagens sobre ciêntistas que se encontram a trabalhar, por exemplo na America, Suissa, Alemanha, etc., e ja os vi serem distinguidos pelos seus feitos, a ganharem bolsas de investigação e a dirigirem projectoss de investigação.

Como anteriormente foi referido, pelo colega, ainda bem que há opiniões diferentes pois assim todos podemos aprender um pouco uns com os outros. È pena que as vidas de jovens promissores sejam condicionadas, seja ele porque factor for mas mesmo sem a possibilidade de mudar de país, acredito que o colega consiga marcar a diferença no mundo ciêntifico porque uma das coisas principais da àrea ciêntifica è precisamente a curiosidade e percistência, há que se acreditar nos seus ideais.
Mas mesmo assim nunca esquecendo a história, não só do mundo que nos rodeia, mas também do nosso próprio país pois a história é sempre ùtil para que se possa aprender com os erros cometidos no passado pelos nossos antecessores e dessa forma evitá-los.
Aladino
Aladino

Ver perfil do usuário

Mensagem  Ricardo Duarte em Sex Nov 21, 2008 1:03 pm

Aladino tocou no ponto fulcral da questão: é fácil arranjar “cérebros”, o que é difícil é arranjar um país que invista milhões na ciência, que premei os bons, que valorize quem mais trabalha. Eu nunca disse que os americanos eram melhores que os portugueses. Eu digo é que os EUA são um país melhor que o nosso. É claro que há portugueses e indianos e iraquianos e africanos a trabalhar nos milhares de centros de investigação americanos. E porquê? Precisamente porque lá há condições que não há noutros lados. Havendo condições é fácil arranjar “cérebros”. E mais: os americanos abrem as portas a esses “cérebros”.

Ps: Claro que não há países perfeitos, e não quero que fique com ideia que não gosto de Portugal, porque gosto muito.

Cumprimentos
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte
Ricardo Duarte

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: